Se você acompanhou NBA nos últimos 3 anos, com certeza já ouviu falar de Zion Williamson. Um grande fenômeno no High School e no College, Zion foi selecionado na primeira escolha pelo New Orleans Pelicans em 2019. De extrema dominância física, em apenas 3 anos de liga ele já conquistou uma seleção para o All-Star Game, além de uma temporada com média de +27PPG. Porém, nem tudo são flores em sua vida.
Zion Wiliamson e as lesões
Apesar de possuir um potencial gigante, o ala-pivô é atormentado pelas lesões. Desde que entrou na liga, ele atuou em apenas 85 oportunidades, tendo ficado de fora de 113 jogos. Isso faz com que Zion tenha participado de menos de metade dos jogos que poderia. (42,9% e contando)
As dúvidas em torno da jovem estrela são cada dia mais comuns, principalmente quando o assunto é sua saúde e seu peso. Antes mesmo de entrar na NBA, Zion já sofria com lesões nos membros inferiores, principalmente em seu joelho. Durante uma partida pela Universidade de Duke, o solado do seu tênis se rompeu e fez com que ele lesionasse o joelho. A consequência do solado rompido foram 3 semanas fora das quadras, mas essa é só a parte inicial do pesadelo do jogador.
Zion sofreu uma lesão leve no joelho durante o primeiro jogo da Summer League pelo Pelicans. Pensando num futuro a longo prazo, a franquia tomou cuidado e decidiu poupar o atleta. O problema é que nesse período, Zion se lesionou novamente, dessa vez mais gravemente. Com uma ruptura no menisco direito, ele acabou sendo submetido a cirurgia e ficou fora dos primeiros 44 jogos da sua temporada de calouro.
A estreia de Zion e seu bom desempenho em New Orleans
Apesar de tudo isso, Zion fez uma estreia incrível, mesmo com a limitação de minutos. Ele anotou 22 pontos (17 de forma consecutiva) na derrota do Pelicans frente ao Spurs. O PF foi bem e esteve 8-11 nos arremessos de quadra e 4-4 pra 3 pontos. Porém, não muito depois veio a pandemia e consequentemente a falta de jogos. No retorno da liga no sistema da bolha, ele jogou 6 dos 8 jogos do Pels, ficando fora dos últimos 2 devido a uma dor no joelho direito (o mesmo que havia operado).
Na temporada de 2020-2021, ele não sofreu com lesões e se manteve saudável durante boa parte da temporada. Williamson foi recompensado com uma seleção para o All-Star Game, graças as suas médias de 27 pontos e 7 rebotes por jogo. Mas seu pesadelo estava prestes a retornar.
A lesão mais recente de Zion
Zion sofreu uma fratura no pé na off-season e vem se recuperando desde então. Passou por cirurgia, recebeu injeções, mas a dor segue o incomodando, o que impossibiita seu retorno. O astro também possui outro dilema, dessa vez em uma relação com um companheiro de time. Numa troca win-now, o Pelicans buscou em Portland CJ McCollum, mas, desde que a troca ocorreu, Williamson e CJ ainda não se falaram.
O ex-jogador e super renomado na Liga, JJ Redick disse em entrevista que o jovem do Pelicans sempre foi um cara muito distante e quase inacessível, o que gerou uma péssima reação do público. Muito se fala que o jogador sequer gostaria de estar em New Orleans e não vê a hora de ir embora. Para piorar, o jogador não tem um físico simples de entender e é muitas vezes acusado de ser descompromissado e até mesmo "gordo".
É fato que Zion Williamson possui um extremo talento, mas também é notório que ele está longe de estar nas graças da torcida do Pelicans. Para superar os problemas com as lesões e a mancha na sua imagem enquanto estrela, será necessário um trabalho muito grande do jogador e staff. Atualmente, a tendência é que a grande mídia continue batendo e cobrando muito o atleta, considerando que ele já foi a potencial grande estrela do futuro da NBA.