Troféu do Campeonato Baiano. O "Baianão" é apenas um dos vários campeonatos estaduais que ocorrem pelo nosso país. Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Todo inicio de ano aqui no Brasil temos os campeonatos estaduais. Já existentes a muito tempo, eles são parte da história do futebol brasileiro, colaborando na criação de lendas e jogos históricos. Mas, esse cenário vem mudando nos últimos anos. Vencer clássicos e ser campeão já não é mais interessante para os clubes, que preferem a glória nacional ou continental. Mas afinal, o que será do futuro dos estaduais?
O que fazer com os Estaduais?
Os Estaduais precisam de mudança. É um fato que os campeonatos regionais não são mais apelativos aos grandes clubes que figuram na elite do futebol brasileiro. Uma boa alteração recente que ocorreu ao estaduais foi em relação a duração. Agora, a maioria dos campeonatos estaduais duram um pouco mais de dois meses, ao invés de três. Esses três meses atrasavam o início das competições, fazendo com que o calendário se apertasse ainda mais. O calendário ainda é um pouco problemático para os times, mas já evolui em relação as temporadas anteriores.
Ainda existem outras ações que podem aumentar o interesse pelos estaduais. Facilitar o acesso das pessoas é uma das principais medidas para serem tomadas. Em alguns cenários, os preços irrealistas acabam impedindo isso. Além do preço de uma assinatura de TV que as vezes é necessária para acompanhar os jogos, o próprio acesso ao estádio também é prejudicado. Certos jogos apresentam um ingresso com um preço muito elevado, o que acaba afastando ainda mais o torcedor.
Mas porque não acabar com os estaduais?
Existem vários tópicos importante ao redor dos estaduais. Um exemplo disso é a sua importância para clubes pequenos. Para boa parte dos clubes que disputam os estaduais, esse campeonato é o mais importante da temporada. É nele que esses times tem chance de ter um destaque nacional ao jogar contra uma grande equipe. Os jogadores dessas equipes menores também dependem desse tipo de competição para chegar ao "spotlight". Um bom desempenho no Estadual te permite chegar a um grande clube e ganhar um bom salário. Considerando o Carioca, Alef Manga e Chay são bons exemplos disso. Após bons desempenhos por Volta Redonda e Portuguesa, os mesmos conseguiram vagas em clubes da Série B. Atualmente, ambos são jogadores de times da Série A.
Os estaduais são importantes, mas necessitam de mudança. As federações estaduais e a CBF precisam entrar em acordo sobre os calendários e todos os problemas que envolvem esses torneios. Do contrário, os tradicionais estaduais caminharão em direção ao ostracismo.
Esse texto expressa apenas uma opinião da equipe Meros Boleiros. Fica ao critério do leitor concordar ou discordar da mesma.