Num cenário tão calmo que é a NBA hoje, fica até estranho pensar que uma briga do tamanho que foi o Malice at the Palace já ocorreu durante a história da liga.
Era dia 19 de novembro de 2004 e o Detroit Pistons recebia o Indiana Pacers num jogo bem esperado pelo público. As duas equipes eram muito fortes na defesa e o Pistons ainda havia sido o campeão da temporada anterior. A expectativa para ver qual dos ataques conseguiria prevalecer era grande
Antes de comentar sobre a briga, vale citar que nessa época as coisas já estavam um pouco mais controladas em relação ao período dos Bad Boys em Detroit. Além disso, o Pistons eliminou o Pacers na final do Leste na temporada 2003-04, o que explica um pouco os ânimos tão elevados e a expectativa criada pelos fãs em volta desse jogo.
O jogo ocorria normalmente no Palace of Auburn Hills, faltavam 45.9 segundos no relógio para acabar o jogo e o placar indicava Pacers 97x82 Pistons. O clima havia esquentado após uma falta mais pesada de Ron Artest para cima de Ben Wallace. Era uma discussão "normal", até que o torcedor do Pistons John Green arremessou um copo de bebida em Artest, que naquele momento estava um pouco mais afastado do tumulto dentro de quadra. Artest naquele se revoltou e invadiu as arquibancadas do ginásio para agredir o John Green, mas acabou agredindo um torcedor que não estava envolvido na história. Independente de qual dos torcedores Artest agrediu, aquilo foi motivo para começar uma briga generalizada.
Leia também: Os Bad Boys do Detroit Pistons
O seu parceiro de equipe Stephen Jackson também subiu e começou a confusão entre os jogadores do Pacers contra os torcedores e os jogadores de Detroit. Os ânimos pareciam diminuir até que o Green (torcedor que tacou o copo) aproveitou para agredir Ron e colocar mais "lenha na fogueira". Depois disso, Artest saiu das arquibancadas e arranjou briga com outro torcedor do Pistons, que estava na primeira fileira.
Com a briga um pouco mais controlada, o Pacers saiu de quadra totalmente vaiado e esse nem era o maior problema. Perto do caminho para os vestiários, os torcedores arremessaram tudo que viam na frente nos jogadores. Foram pipocas, refrigerantes, água, cerveja, copos, garrafas etc. Fora isso, ainda houve torcedores que tentavam invadir para voltar a agredir os jogadores, mas que não tiveram êxito. Com a saída dos jogadores, a briga teve o seu fim, mas apenas dentro de quadra.
Ao todo, 14 pessoas foram punidas pela "Briga mais infame da história da NBA", sendo 5 torcedores do Pistons, o próprio John Green e 9 jogadores de ambos os times. Green ficou 30 dias preso e Artest, que foi o principal envolvido na briga foi suspenso por 86 jogos da liga e pagou alguns milhões como multa pela briga.