Endrick foi o destaque dessa Copinha. Sua baixa idade e seu grande futebol empolgaram a torcida alviverde. Foto: Palmeiras/Divulgação
A Copinha 2022 chegou ao fim nessa última terça, aniversário da cidade de São Paulo, com o triunfo do Palmeiras. O Verdão fez 3 gols nos primeiros 15 minutos de jogo e só administrou a vantagem para conquistar o título. Essa foi a primeira Copinha conquistada pelo Palmeiras, que agora já tem Copinha — mas ainda falta o Mundial. Esse cenário pode mudar daqui a alguns dias, quando começa a disputa pelo campeonato. Mas afinal, levar ou não levar Endrick, destaque da Copinha, para o Mundial?
Quem é Endrick?
Depois de jogar muito nessa Copinha, Endrick ganhou os prêmios de melhor jogador e de gol mais bonito do torneio. Além disso, o que mais impressiona é a sua pouca idade: 15 anos. Ao longo de sua carreira, Endrick marcou 171 gols em 175 jogos, já contando os jogos dessa Copinha. Jogando contra adversários até 5 anos mais velhos, Endrick provou que tem potencial de ser um talento geracional. Mas, ainda não é hora de subir ele para o elenco profissional.
E porque não levá-lo?
Ainda com 15 anos, a vida de Endrick mudará completamente depois dessa Copinha. Seu futebol já chegou ao Brasil inteiro e ele já é destaque em matérias de grandes portais da imprensa. Além disso, o interesse de clubes internacionais já existe e a tendência é crescer ainda mais. Com um garoto tão novo recebendo tanto destaque, o Palmeiras deve ir contra a maré para ajudá-lo em seu desenvolvimento. O Palmeiras sub-20 já possui jogadores que disputaram partidas profissionais e alguns que até já são campeões da Libertadores. Isso tudo faz com que eles sejam os primeiros na fila para uma vaga no profissional.
Leia também: Copinha e a esperança por dias melhores
Cuidar do psicológico e não pular etapas é crucial para a lapidação dessa jóia. Com o processo correto, Endrick vai ter mais chances de dar muitas alegrias para a torcida alviverde. O próximo passo nesse processo deve ser a assinatura de um contrato profissional, quando ele fizer 16 anos. Isso permite com que ele possa ter um agente oficial e ainda colocar uma multa astronômica para blindar o atleta. De acordo com o que foi noticiado recentemente, o Palmeiras pretende colocar a multa rescisória por 100 milhões de euros.
Com toda essa atenção ao redor do menino, o Palmeiras deve ser bem cuidadoso com a sua evolução dele. Nesse momento da vida, o ideal para Endrick é realmente viajar para a Disney (e jogar muita bola). Que o menino aproveite essa fama, mas tomando cuidado para a mesma "não subir à cabeça".
Esse texto expressa apenas uma opinião da equipe Meros Boleiros. Fica ao critério do leitor concordar ou discordar da mesma.