Copa do Mundo 2022: O que esperar da edição desse ano do torneio?

Troféu da Copa do Mundo em destaque no evento dos Playoffs europeus.
A Copa do Mundo de 2022 será a primeira a ocorrer no fim do ano, entre Novembro e Dezembro. Essa mudança ocorreu devido as altas temperaturas no Catar no meio do ano. Foto: Reprodução

    O fim do ano de 2022 promete! Além do período de eleições no Brasil, teremos o maior torneio de seleções da história: A Copa do Mundo. 32 seleções se encaminharão para o Catar, em busca da tão cobiçada taça. Faltam ainda 10 meses para a realização do evento, mas isso não impede que diversas seleções já estejam classificadas. Além do Catar (país-sede), Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça já possuem presença garantida.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo 2022

    Essa edição da Copa do Mundo será bastante única. Ela será:

  • A primeira a ocorrer num país do Oriente Médio
  • A que ocorrerá no menor país (11.571 quilômetros quadrados)
  • A primeira que possuirá um estádio desmontável (As cadeiras irão para países onde o futebol está em desenvolvimento. Isso ajudará na construção ou reforma de outros estádios.)
  • A primeira com refrigeração artificial nos estádios (Em todo o espaço do estádio, inclusive o campo)
  • A última com 32 seleções (48 disputarão a Copa a partir da edição de 2026)

Ausência de importantes seleções (e jogadores)


    Como mencionado, diversas seleções importantes já se classificaram, mas não são todas que poderão ir para a Copa. Na Europa, Itália e Portugal não conseguiram a classificação direta e terão que disputar os playoffs. O problema é que as duas seleções caíram na chave C e terão que batalhar por apenas uma vaga, junto com Macedônia do Norte e Turquia. Caso a Itália não entre, será a sua segunda ausência consecutiva.*. Se Portugal ficar de fora, podemos ter visto a última Copa de Cristiano Ronaldo em 2018. Na edição de 2026, o português estará com 41 anos e tem grandes chances de não estar presente. 

    Além da Itália e Portugal, Polônia e Suécia também estarão na mesma chave, a B. Isso faz com que Lewandowski ou Ibrahimovic esteja fora da edição desse ano da Copa. Além de Polônia e Súecia, República Tcheca e Rússia disputam a vaga da chave B. Por outro lado, País de Gales, Austria, Escócia e Ucrânia disputam a vaga restante na chave A.**

O Brasil na Copa do Mundo

    Com a presença já confirmada, o Brasil vai para essa Copa do Mundo buscando o título que não conquista desde 2002. Se o Tite não decidir mudar extraordinariamente a convocação, devemos ter muitas caras novas que disputarão essa edição. Vinícius Júnior, Raphinha, Antony, Gabigol, Paquetá, Bruno Guimarães e Gerson são só alguns dos nomes que podem disputar sua primeira Copa com a canário. Enquanto Novembro não chega, o Brasil terá ainda 4 compromissos oficiais nas eliminatórias. A seleção enfrenta Equador, Paraguai, Chile e Bolívia nos jogos restantes das eliminatórias. Será que 2022 vai ser ano de hexa?

A Copa do Mundo começa dia 21 de novembro e termina com a final dia 18 de dezembro. O horário das partidas será sempre entre as 7h e as 16h. Ao todo, 8 estádios receberão os jogos. Suas capacidades variam de 21.282 até 86.250 pessoas. O sorteio dos grupos ocorrerá no dia 1 de abril. A repescagem para decidir os últimos participantes do torneio ocorrerá em junho. 

* - Em 2010 e 2014, a Seleção Italiana decepcionou e saiu na fase de grupos. Depois da ausência de 2018, 2022 é a chance para se classificar e compensar todos esses últimos fracassos.

** - Os playoffs europeus ocorrem em março, nos dias 24 e 29.

Meros Boleiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem