Ontem, dia 06/02/2022, conforme anunciado pelos insiders da NBA, o Cleveland Cavaliers se envolveu numa troca para garantir Caris LeVert. Para ter o ala de 27 anos, o Cavs liberou 2 escolhas de segunda rodada, 1 de primeira rodada (protegida na loteria) e Ricky Rubio, que teve um ótimo desempenho mas está no último ano de contrato e fora da temporada por lesão. Com esses assets, LeVert vai ajudar bastante o Pacers no processo de rebuild, mas menos do que Indiana já o ajudou.
Caris LeVert e o carcinoma
Para entender essa história por completo, precisamos voltar para janeiro de 2021. Naquele mês, o Brooklyn Nets se envolveu numa troca de 3 times para obter James Harden. Para ter Harden, o Nets se desfez de algumas importantes peças, casos de Jarrett Allen e próprio Caris LeVert. Enquanto Allen foi parar no Cavaliers, o ala foi enviado para Houston, junto com várias escolhas do draft. Mas, mesmo antes de estrear pelo Rockets, ele foi parar em um novo time. No final, em troca de Oladipo e uma pick de segundo round, LeVert acabou como jogador do Indiana Pacers.
Por mais que fosse uma megatroca, não havia nada de muito diferente na história, até os exames médicos. Os resultados do exame mostraram um pequeno carcinoma* no rim esquerdo, tipo comum de câncer na região. Naquela temporada, LeVert não havia perdido nenhum jogo e aparentemente estava saudável, até que se descobriu o tumor nos exames. Ele logo fez a cirurgia de retirada** e, depois de 2 meses, estava de volta às quadras. Em sua estreia pelo Pacers, LeVert anotou 13 pontos e 7 rebotes na vitória de 122-111 sobre o Phoenix Suns.
"- Há um mês e meio, quase dois meses atrás, eu nem sabia se estaria aqui. Especialmente agora, tão cedo... É definitivamente um nível de gratidão. Estou muito feliz por ter estado em quadra" - disse o ala após seu retorno.
Após o "susto"
Nessa temporada, Caris LeVert possui uma média de 18.7 pontos, jogando pelos Pacers. Ele era um dos principais nomes da equipe de Indianápolis, que atualmente está em reconstrução. Agora em Cleveland, ele terá a oportunidade de jogar numa equipe competitiva no Leste. O Cavaliers vem surpreendendo nessa temporada e é o quarto colocado na conferência, com um recorde de 33-21.
Só nos resta esperar para ver se essa trade conseguirá dar bons frutos para os envolvidos na mesma. Ela é só uma das possíveis trocas que ocorrerão na NBA até a deadline, que é dia 10/02.
* - Tumor maligno epitelial ou glandular, que tende a invadir tecidos circundantes, originando metástases.
** - De acordo com o Community Hospital North, essa cirurgia foi o unico tratamento necessário no caso de LeVert.