Apenas a nata dos jogadores de basquete consegue adentrar a NBA e costuma ser ainda mais complicado para atletas que não atuam nos Estados Unidos. Então imagine o nível de dificuldade se você for filho de imigrantes nigerianos, atuando na segunda divisão da Grécia e vindo de uma família bem pobre? Bom, é exatamente esse o caso de Giannis Antetokounmpo, um dos melhores, se não o melhor jogador do planeta na atualidade.
Giannis iniciou sua carreira profissional atuando pelo Filathilikos, de Atenas, apesar de ser um clube de pouca expressão dentro do país, ele conseguiu se destacar e apareceu como um forte prospecto para a NBA em 2013, tendo como pontos fortes o playmaking, a altura absurda e a envergadura gigantesca, apesar da falta de força física e de músculos. Antetokuonmpo foi escolhido pelo Milwaukee Bucks, na 15ª posição do draft daquele ano.
Ele ainda tinha muito a polir no seu jogo, afinal a falta de força física o atrapalhava muito ainda na NBA moderna, mas mesmo assim o atleta obteve lampejos bem interessantes durante a sua primeira temporada, terminando com 7ppg, 4rpg e 35% do perímetro, que é a maior média da sua carreira até hoje. Sob o comando do contestado técnico Larry Drew, o Bucks ficou 15-67 na temporada e acabou indo para a loteria do draft, onde conseguiram a promessa Jabari Parker na segunda escolha geral.
Agora sob o comando de Jason Kidd (atualmente no Dallas Mavericks), Giannis conseguiu crescer fisicamente e tecnicamente na temporada 2014-2015, fazendo uma boa temporada com médias de 13 pontos por jogo, 7 rebotes, 1 roubo e 1 toco. A franquia de Milwaukee conseguiu uma campanha de 41 vitórias e 41 derrotas e conseguiu a classificação aos playoffs, mas caindo na primeira rodada.
A temporada 2015-2016 foi o verdadeiro glow-up para Giannis. Muito mais forte e dominante e com um estilo de jogo completamente adaptado a NBA moderna, ele teve 17 pontos, 7 rebotes, 4 assistências e 1.4 tocos de média, mas o Bucks acabou falhando e ficando apenas na 12ª posição, consequentemente fora do playoffs. Logo na temporada seguinte, Giannis foi escolhido pela primeira vez para o All-Star Game após uma temporada ótima . Com a força física passando a ser uma de suas principais qualidades, o grego conseguiu levar o Bucks aos playoffs novamente, porém, a equipe caiu diante do Toronto Raptors logo na primeira rodada.
Começava uma temporada nova para os Bucks e, juntamente de Brogdon, Bledsoe e Middleton, Giannis começava a transformar a equipe em uma potência da conferência leste. Mesmo com um início de temporada ok com 23-22 , o Bucks decidiu demitir Jason Kidd e trouxe Joe Prunty para o lugar. Prunty terminou a temporada a frente da franquia de Wisconsin com um recorde de 44-38 e em 7º lugar na conferência. Nos playoffs, o Bucks lutou bastante, mas caiu na primeira rodada para o Boston Celtics em uma série eletrizante de 7 jogos.
A virada de chave para Giannis e para o Milwaukee Bucks veio em 2018-2019, sob o comando do novo técnico Mike Budenholzer. Com 28 pontos, 12.5 rebotes, 6 assistências, 1.3 roubadas e 1.5 tocos, o "Greek Freak" foi eleito o Jogador Mais Valioso da NBA. A franquia conseguiu finalizar a temporada em primeiro na conferência leste e chegou aos playoffs como uma das equipes favoritas ao título da NBA. Nas duas primeiras rodadas, a franquia não teve grandes problemas, passando fácil por Pistons e Celtics, varrendo um e perdendo apenas um jogo para o outro, respectivamente. O Bucks, porém, teria novamente o Toronto Raptors, dessa vez comandado por Kawhi Leonard, pela frente. Apesar de começar com tudo, vencendo os dois primeiros jogos, a equipe de Wisconsin perdeu as 4 partidas seguintes e acabou caindo para os canadenses, que vieram a conquistar o título frente ao Golden State Warriors.
Leia também: O efeito Nikola Jokic
Apesar disso, o sentimento era de esperança para a temporada 2019-2020 começou, apesar da perda de Malcolm Brogdon. Antetokounmpo e os Bucks fizeram outra temporada fantástica, com o Grego sendo eleito MVP novamente, sendo apenas o 11º atleta na história da liga a conseguir esse feito. Além disso, ainda foi eleito o jogador defensivo do ano, estando junto de Hakeem Olajuwon e Michael Jordan como os únicos da história a vencer os dois prêmios no mesmo ano. Porém, a pandemia da Covid-19 mudou a direção da temporada e, na bolha de Orlando, a equipe parecia não ser mais a mesma. Com desajustes e sem o ritmo da temporada regular, o Bucks acabou caindo diante do Miami Heat na segunda rodada dos playoffs. Antetokounmpo foi extremamente contestado pela queda de desempenho na bolha, sendo chamado inclusive de "pipoqueiro".
Isso não desmotivou Giannis para 2020-2021, pelo contrário, serviu como uma motivação extra para o grego. Apesar das especulações sobre uma possível saída para um time de mercado maior como o Los Angeles Lakers ou o Miami Heat, ele tratou de renovar seu contrato com o Milwaukee, por uma quantia recorde de 228 milhões por 5 anos.
Com uma ótima campanha em uma temporada reduzida, os Bucks conseguiram terminar em terceiro no Leste com as chegadas de Bobby Portis e principalmente Jrue Holiday impulsionando o time. Após varrer o Miami Heat, o Bucks sofreu e precisou de atuações históricas do "Greek Freak" para o Brooklyn Nets de Kevin Durant na semifinal. Essa série histórica foi decidida pelo tamanho do pé de KD, que por ser longo demais acabou encostando na linha do perímetro e levando o jogo 7 para a prorrogação, onde a equipe de Wisconsin se saiu superior.
Sem tantas dificuldades, os Bucks passaram pelo Hawks e finalmente venceram o Phoenix Suns nas finais, se sagrando campeões da NBA. Giannis se tornou apenas o 7º jogador da história a fazer um jogo de 50 pontos em finais de NBA e se juntou a Hakeem Olajuwon e Michael Jordan como os únicos atletas a vencerem MVP, DPOY e FMVP na história, sendo Hakeem o único a vencer os 3 no mesmo ano.
Com a sensação de missão cumprida, o grego revelou estar pronto para uma nova aventura, talvez em Milwaukee, talvez não. Muito se especula sobre uma possível saída do jogador que possui 5 anos de contrato com a equipe de Wisconsin, mas ele parece estar 100% focado em trazer outra taça para sua nova casa.
Excelente texto
ResponderExcluir