A temporada 2002-03 foi a primeira do trio Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili pelo San Antonio Spurs. O primeiro já estava bem consolidado na liga, se tornando MVP duas vezes e ganhando dois títulos, além de protagonizar uma incrível dupla com David Robinson. O segundo estava na sua sophomore season (segunda temporada na liga) e já era um starter, depois de ganhar a vaga de Antonio Daniels na temporada anterior. O terceiro foi draftado na posição 57 e passou três anos jogando na Itália antes de sua rookie season na NBA. Três jogadores diferentes, três posições diferentes e vindos de três países diferentes. O Spurs mal poderia imaginar o que viria durante os 14 anos de um incrível romance desse big-3.
Duncan, Parker e Ginobili em sua primeira temporada possuíram uma média de 46.5 pontos por jogo ao fim da temporada regular (somados os 3). Essa grande contribuição do trio levou o San Antonio Spurs para o topo do oeste e para o topo de NBA, com um recorde de 60-22. Naqueles playoffs, a franquia precisou 6 jogos para derrotar Suns, Lakers e Mavericks, passando por último pelo New Jersey Nets de Kenyon Martin, Richard Jefferson e Jason Kidd para conquistar o título da NBA. O título dessa temporada foi bastante especial por ocorrer no primeiro ano do big three e também no único ano que Timmy-Parker-Ginobili jogaram com David Robinson, que conquistou seu segundo título no seu último ano na liga.
Após perder para o Los Angeles Lakers na semifinal de conferência em 2003-04, o San Antonio Spurs chegou confiante para a temporada 2004-05. Com um recorde de 59-23, a franquia chegou para seu terceiro playoff em três anos de Big Three. Depois de derrotar o Nuggets em 5 jogos, o SuperSonics em 6 jogos e o Suns em 5 jogos, o Spurs avançou para enfrentar o atual campeão Detroit Pistons. E numa série que chegou até o jogo 7, o Spurs derrotou o Pistons por 4-3 e conquistou seu segundo título em três anos, sendo o terceiro da franquia e o segundo só na era Big Three.
Em 2005-06, o Spurs teve a melhor campanha na temporada regular da história da franquia (63-19) mas acabou sendo derrotado pelo Dallas Mavericks na semifinal de conferência. Na temporada seguinte, o Spurs começou a temporada devagar, mas se recuperou e chegou confiante para os playoffs depois de uma sequência de 25-6 para terminar a temporada. A franquia passou pelo Nuggets em 5 jogos, o Suns em 6, o Jazz em 5 e chegou para a final contra o Cavaliers e varreu a franquia de Cleveland, conquistando seu terceiro título em cinco temporadas.
O Spurs ficou 7 temporadas indo para os playoffs, mas ficou esse tempo todo sem chegar ao título. Esbarrando diversas vezes nas fases finais e no primeiro round, 2013-2014 foi o ano de libertação para a equipe, que viu uma jovem estrela em Kawhi Leonard despontar nos Playoffs e se destacar nas finais, sendo o MVP das finais contra o Miami Heat. Esta foi a última grande temporada do Big 3, considerando que na época Duncan e Ginobili já possuíam mais de 35 anos. Com a aposentadoria de Tim Duncan, o trio se desfez e em 2018 se encerrou totalmente, com a aposentadoria de Manu Ginobili e a ida de Tony Parker para o Charlotte Hornets. Duncan, Gino e Parker compõem um dos "Big 3" mais vitoriosos da história, com 15 participações consecutivas em playoffs e 4 títulos conquistados, atrás apenas de Bill Russell, Bob Cousy e Tom Heinsohn, do histórico Celtics 11 vezes campeão da NBA.
Obviamente, é impossível se aprofundar em todas as temporadas de uma franquia tão complexa e vitoriosa. O fato é que o Spurs foi a equipe que mais mostrou dominância através dos anos nas últimas décadas. O Big 3 deixa um legado gigantesco para a cidade, sendo bem difícil para as gerações futuras, não apenas de San Antonio, superar os feitos desses jogadores.