É fato que Ben Simmons está insatisfeito com o Philadelphia 76ers e não quer mais jogar pela franquia. Muitos sabem que os playoffs do armador deixaram a desejar, mas o que nem todo mundo sabe é que existem vários outros fatores que levaram ao rompimento da relação entre clube e jogador.
Ben foi draftado pela equipe da Philadelphia em 2016 na primeira escolha. Logo na sua temporada de estreia já mostrou o talento que tinha, porém com uma ressalva. Se mostrou um arremessador ruim, com pouco tato para a meia distância e sequer tentando bolas de 3. Na época isso não foi tão levado em conta, por conta da juventude do atleta e por ser apenas sua rookie season.
Mas, os anos que se sucederam, Simmons não apresentou uma grande evolução ofensiva no seu jogo, mantendo o mesmo estilo, apesar de uma crescente absurda na defesa, se tornando um dos principais defensores da liga. Esses detalhes geraram uma pressão da torcida e da mídia sobre o encaixe do armador com o Franchise Player, Joel Embiid. Muitos defendiam que o encaixe não era bom e pode se dizer que realmente o encaixe não é o ideal, mas também não é ruim.
Leia também: Trust the process!: Relembre o "processo" do 76ers
Lidando com a pressão e com a falta de confiança em seu jogo ofensivo, Ben recebeu mais uma chance de se provar produtivo na temporada passada, mas o cenário quase se manteve, com a vinda de Doc Rivers, ele manteve o cenário parecido, porém brigou até o fim pelo prêmio de defensor do ano, que acabou ficando com o francês Rudy Gobert, do Utah Jazz.
Com certeza, a gota d'água veio nos playoffs com o "hack a simmons", onde o Atlanta Hawks de Trae Young forçou faltas no atleta na parte final dos jogos e assim quebrando o ritmo do jogo e limitando a pontuação do Sixers. A estratégia deu certo, já que Simmons teve um aproveitamento de 34% nos lances livres. Em contrapartida, o técnico Doc Rivers disse não saber se Ben poderia ser o armador de um time campeão, o que acabou estremecendo ainda mais as coisas.
Ao fim dos Playoffs, com a eliminação do Philadelphia e o início da offseason, o armador pediu troca e sequer se comunicava com os representantes da equipe. A situação se alastrou durante meses, mas ainda não teve um fim definitivo. Simmons voltou a treinar com a equipe, porém logo em seu primeiro treino, teve uma desavença com Doc Rivers e foi multado pela equipe, além de ser suspenso por tempo indeterminado pela franquia.
Na atual temporada, enquanto o valor de mercado de Ben Simmons despenca, ainda não há previsão para que ele venha a atuar, seja pelo Sixers ou por outra equipe, o único fato é que essa situação ainda irá render muitos problemas para ambas as partes.