Afinal, Abel Ferreira já é o maior treinador da história do Palmeiras?

Foto: Pool/Getty Images

    Poucos nomes estão sendo tão comentados no futebol brasileiro quanto o de Abel Ferreira. O desconhecido lateral direito com passagens por Sporting e Braga assumiu sua primeira equipe profissional em 2017. Após dois anos no comando do Braga e uma passagem curta pelo PAOK da Grécia, o jovem treinador cruzou o Atlântico para comandar o Palmeiras.

    Na ocasião, a equipe havia vencido o Paulistão, mas colecionava atuações ruins no Campeonato Brasileiro com o veterano Vanderlei Luxemburgo. Foi nesse contexto que Abel chegou ao clube, afirmando que não chegou ao país "para visita". Sua falta de experiência, no entanto, levantou dúvidas para a imprensa e parte da torcida palmeirense.

    Porém, não demorou muito para Abel conquistar o coração dos torcedores. O ponto alto foi a goleada contra o River Plate por 3 a 0, atuando fora de casa contra o poderoso time de Marcelo Gallardo. Em seguida, após um jogo da volta intenso no Allianz Parque, o treinador entrou definitivamente para a história do clube ao superar o rival Santos nos acréscimos da decisão em pleno Maracanã.

    Na sequência, vieram outras conquistas como a Copa do Brasil de 2020 contra o Grêmio, um épico bicampeonato consecutivo da Libertadores contra o Flamengo e os títulos da Recopa de 2021 e, recentemente, o Paulistão de 2022. Na conquista do estadual, Abel Ferreira reverteu uma desvantagem de 3 a 1 e goleou o São Paulo por 4 a 0 na volta.

    Os impressionantes feitos do treinador já entraram não só para história da Sociedade Esportiva Palmeiras, como também do futebol brasileiro. Por conta disso, surge sempre o questionamento: Abel Ferreira já é o maior treinador da história do Palmeiras?

Abel Ferreira e a concorrência

    Ao analisarmos seus feitos e o contexto deles podemos concluir que a premissa é verdadeira. Apesar de não ter mais títulos que nomes como Luxemburgo, Oswaldo Brandão e Felipão, Abel possuí menos passagens e tempo de trabalho que os demais treinadores.

    Além disso, o português não está tão atrás da concorrência. Luxemburgo e Brandão conquistaram, respectivamente, 8 e 7 títulos cada. Abel Ferreira, por outro lado, ganhou 5 títulos em menos de 2 anos de trabalho. Entre suas conquistas, o atual técnico conta com duas Libertadores e uma Recopa no currículo, sendo assim o mais bem sucedido em competições internacionais.

    O feito se torna ainda mais impressionante quando comparamos a qualidade dos elencos. Abel tem apenas um jogador de seleção brasileira, o goleiro Weverton. Em contrapartida, os demais treinadores trabalharam com jogadores como Roberto Carlos, Cafú, Marcos, Ademir da Guia, Luís Pereira, César Sampaio, Leão e Edmundo, todos com passagens em Copas do Mundo.


O contexto das conquistas

    Não bastasse tudo isso, Abel Ferreira foi multicampeão em um dos períodos mais complicados da história do esporte. A pandemia da Covid-19 paralizou campeonatos, afastou a torcida dos estádios e afetou em cheio o calendário do futebol além, é claro, dos desfalques por conta da doença. 

    Em meio a todas as adversidades possíveis, o Palmeiras conseguiu vencer duas Libertadores e uma Copa do Brasil nesse período. Ainda não temos a dimensão exata do peso disso, mas no futuro esse momento da equipe será relembrado para a posteridade.

A conclusão

    Por todos esses fatores o que podemos concluir é que, de fato, Abel Ferreira pode sim ser considerado o maior técnico da história do Palmeiras. E nisso é importante fazer um adento, "maior" é muito diferente de "melhor". Ao olharmos para grandeza, nenhum outro técnico fez o que Abel conseguiu em tão pouco tempo e com tantos obstáculos,

    Embora tenha o futebol criticado por parcela da imprensa por não ser "vistoso", é inegável sua capacidade de construir resultados. Tudo isso fruto de um intenso processo de comprometimento com sua filosofia de jogo, que se molda para cada adversário e competição. 

    Não à toa Abel conseguiu ser campeão estadual, nacional e continental. Já a tão sonhada conquista mundial ficou por 3 minutos da prorrogação de acontecer, contra o campeão europeu Chelsea. Esse é o Palmeiras de Abel Ferreira, um time que já marcou época no futebol brasileiro e tem potencial para fazer ainda mais.
Meros Boleiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem