Como se pode ver no título, o futebol tem um mais novo rico: o Newcastle United. O décimo nono da Premier League foi adquirido recentemente pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. A negociação foi concretizada por 300 milhões de libras (2.2 bilhões de reais) e com esse grande investimento, o Newcastle vai buscar crescer no cenário inglês e futuramente no cenário europeu.
Podendo gastar até 205 milhões de libras (1.5 bilhão de reais) na próxima janela, o Newcastle entra no mercado agressivamente para melhorar logo o seu elenco e alguns nomes já foram ventilados pela imprensa mundial. Os possíveis novos jogadores do Newcastle são:
Van de Beek/Lingard/Bailly/Martial - Manchester United (via Daily Mirror)
Philippe Coutinho - Barcelona (via Sport)
Edinson Cavani - Manchester United (via TalkSport)
Mauro Icardi - PSG (via Ás)
Dembelé/Sergi Roberto - Barcelona (via Marca)
Bale - Real Madrid, Lacazette - Arsenal e Keylor Navas - PSG (via The Sun).
Além daqueles que entram em campo, a nova gestão deve buscar um novo técnico, considerando a baixa confiança em Steve Bruce, atual técnico da equipe. Bruce pode gerar uma indenização pesada sobre a rescisão do seu contrato, que pode chegar a até 10 milhões de libras (65 milhões de reais). Caso a rescisão de Bruce for confirmada, surgiram alguns potenciais técnicos para a equipe, casos de:
Lucien Favre - sem time (via Daily Mail)
Antonio Conte - sem time, Frank Lampard - sem time, Steven Gerrard - Rangers (via Daily Mirror)
Por mais que essa compra ajude a melhorar o patamar do Newcastle, a equipe põe seu nome em meio a grandes polêmicas, atreladas ao governo saudita. O príncipe Mohammed Bin Salman possui diversas acusações de violação dos direitos humanos e crimes de guerra. A compra do Newcastle é mais uma das maneiras do governo tentar melhorar sua reputação através do esporte, depois da Supercopa espanhola e italiana terem sido sediadas no país.
Mesmo com todas essas polêmicas, o Newcastle seguirá sendo o mais novo rico da Europa e com grande potencial para se tornar uma das grandes equipes no cenário europeu. A próxima janela abre dia 1 de janeiro e lá podemos esperar um Newcastle agressivo no mercado, seja com contratações milionárias ou até mesmo com pré-contratos de grandes jogadores, considerando o potencial desse novo projeto.
OBS: Tema em evolução ao longo da semana (Texto escrito dia 12/10)