Depois de uma ausência de quatro temporadas, o New Orleans Pelicans voltou para os playoffs nessa temporada. Mesmo com a eliminação no primeiro round para o Phoenix Suns em 6 jogos, a franquia apresentou um basquete competitivo contra uma equipe de seed 1. Além de já possuir uma boa equipe de basquete, o futuro dos Pels é ainda mais promissor, considerando todos os ativos que a franquia possui. Veja os principais:
Zion Williamson
Mesmo sendo o principal ponto positivo para o futuro do Pelicans, é também o mais duvidoso. Escolha número 1 do draft de 2019, Zion Williamson foi importante demais para o New Orleans no período que atuou pela franquia. Em sua primeira temporada, atuou 24 jogos, tendo 22/6/2 como médias. Já na sua segunda temporada (20/21), Zion jogou 61 jogos e teve médias de 27/7/4, o que o levou para o All-Star Game. Mas teve "um" motivo que fez Zion Williamson jogar apenas 85 jogos em 3 temporadas: lesões.
Williamson já carregava um histórico complicado de lesões, considerando sua famosa lesão pelo estouro do tênis no período que ainda jogava em Duke. No seu tempo em New Orleans, não foi diferente. Zion se lesionou na pré-temporada da sua rookie season, podendo estreiar apenas três meses depois do ínicio da temporada. Após passar 2020/21 saudável, voltou a se lesionar durante a off-season de 2021/22 e até se pensou em seu retorno para essa temporada, mas a piora no tratamento não permitiu isso.
Atualmente, Zion se encontra em preparação para voltar as quadras da NBA em 2022/23, depois de ser liberado para retorno nessa semana. Por esse histórico de lesões, é uma chave duvidosa que o Pelicans possui, considerando que não se pode contar com sua saúde no momento. Mas, se sua recuperação não demorar muito e seu desempenho em quadra não cair, o ala-pivô tem tudo para liderar a franquia nos próximos anos.
O elenco já existente
Bastante fortalecido depois de troca que enviou Anthony Davis para o Los Angeles Lakers, o New Orleans Pelicans já possui um time competitivo. Além dos draftados nos últimos anos (Hayes, Murphy III, Jones, Lewis Jr), o Pelicans também contém os bons experientes Jonas Valanciunas e CJ McCollum, adquirido na última temporada. O "undrafted queridinho da torcida" José Alvarado é outro dos bons nomes que compõe a equipe de Willie Green.
Liderados por Brandon Ingram, o Pelicans chegou ao play-in nessa temporada depois de ter ficado em nono na conferência oeste durante a temporada regular. Após derrotar San Antonio Spurs e Los Angeles Clippers, ocupou o lugar restante nos playoffs. No first round, a franquia enfrentou o Phoenix Suns de Booker, CP3 e Ayton, que teve um recorde de 64-18 durante a temporada regular. Mesmo com diversos comentários dizendo que seria uma série fácil para Phoenix, o Pelicans lutou e foi bastante competitivo, mas acabou caindo em 6 jogos.
A pick 8 e o draft
Após duas boas escolhas no draft passado (Trey Murphy III e Herbert Jones), o New Orleans Pelicans chega a esse draft com 3 possíveis escolhas, sendo duas de segundo round (#41 e #52) e uma de loteria (#8). Além da possibilidade de steals nas escolhas de segunda rodada, a pick 8 proporciona uma grande chance de adicionar ao elenco um jogador com grande potencial e possível impacto imediato. Não se sabe ainda a escolha do Pelicans, mas os nomes que mais são comentados nos mock drafts são os shooting-guards Bennedict Mathurin, Johnny Davis e Dyson Daniels, vindos de Arizona, Wisconsin e G-League Ignite, respectivamente.
Sendo a escolha mais provável entre os três, Ben Mathurin teve 17.7 pontos, 5.6 rebotes e 2.5 assistências na sua última temporada por Arizona. O mock draft do nba.com cita Mathurin como: "Um shooter prestativo que se estabeleceu como um dos melhores arremessadores off-the-catch do país. Sua habilidade deve se traduzir bem para a NBA, onde o espaçamento deve ajudá-lo a conseguir seu arremesso".
O Pelicans tem uma boa chance de construir um bom futuro através dessas "armas" citadas no texto. Resta saber o que o GM Trajan Langdon fará com tudo isso que ele dispõe e se conseguirá contar com a sorte de conseguir mudar o New Orleans Pelicans de nível.