Nessa segunda-feira, dia 13, o Manchester City anunciou oficialmente a contratação de Erling Braut Haaland, vindo do Borussia Dortmund. O norueguês de 21 anos tem contrato válido por 5 anos, se encerrando em 2027. A relação de Erling com o City já é antiga, tendo o seu pai Alfie jogado pelo clube entre 2000 e 2003. Entre os torcedores do Manchester, fica a expectativa que Haaland tenha um bom desempenho, algo que ocorreu durante toda sua carreira profissional.
Haaland iniciou sua carreira profissional com apenas 15 anos pelo Bryne FK, equipe da segunda divisão da Noruega. Ele jogou 16 jogos pelo Bryne e não marcou nenhum gol, algo que mudou depois da sua chegada no Molde. O atacante de xx anos já marcou em sua estreia pelo clube. No Molde, Haaland teve ótimos feitos, como os 4 gols em 21 minutos no jogo contra o SK Brann e a artilharia do campeonato. A Noruega já estava pequena para o atacante e foi ai que apareceu o Red Bull Salzburg
Depois do ótimo desempenho pelo Molde, Haaland foi contratado pelo Red Bull Salzburg, clube que tende a contratar e desenvolver jovens jogadores. Numa liga de nível um pouco maior e principalmente num clube de Champions League, o "cometa" teve mais espaço para desenvolver seu futebol e aparecer de verdade no cenário europeu. Nesse ano que passou na Áustria, Haaland teve a oportunidade de defender a camisa do RB Salzburg 22 vezes, marcando 28 gols (1.27 gol por jogo!!!) e contribuindo para as conquistas da liga e a copa austríaca do Salzburg. Foi nesse período também que Haaland ganhou destaque mundial ao marcar 9 gols na vitória de 12-0 da Noruega sobre Honduras na Copa do Mundo sub-20.
Leia também: 93:20 - O histórico fim da Premier League 2011/12
O fantástico desempenho do norueguês atraiu a atenção de diversos gigantes europeus, com o Borussia Dortmund conseguindo sua contratação. Na Alemanha, Haaland manteve o fantástico desempenho e, jogando agora num nível maior, consolidou de vez seu nome no futebol europeu. O norueguês já teve um impacto imediato pelo clube alemão, marcando 5 gols em seus primeiros dois jogos pelo clube e se tornando artilheiro da Champions na sua primeira temporada pelo BVB. Haaland atuou duas temporadas e meia pelo Borussia Dortmund, marcando 86 gols em 89 jogos (0,96 gols por jogo) e conquistando a DFB Pokal, a Copa da Alemanha.
O norueguês chega ao Manchester City para ser o diferencial da equipe. Mesmo com um elenco tão qualificado nas mãos de um técnico vencedor, a equipe ainda não conseguiu vencer a Champions League. E agora, com um atacante de nível mundial, o City chega ainda mais forte para se tornar campeão da Europa. Será em 2022/23 a Europa vai para o lado azul de Manchester?