"É ouro!": A conquista inédita do futebol do Brasil nas Olimpíadas

    Foto: Ministério do Esporte

    Estamos chegando nas Olímpiadas de Tóquio e hoje é dia de relembrar um dos principais momentos (para a seleção brasileira) da última olímpiada: O ouro inédito no futebol masculino. A vitória veio num momento praticamente perfeito, conquistando a medalha em pleno Maracanã lotado e conseguindo se vingar (ao menos parcialmente) da Alemanha, após o 7x1 sofrido dois anos antes. O ouro olímpico era tudo o que faltava e chegou em 2016 após bater na trave várias vezes, como por exemplo em 1996, onde perdeu as semifinais por um gol de ouro da Nigéria e em 2012, onde chegou na final pela primeira vez, mas acabou perdendo para o México.

    Retornando para 2016, o Brasil não teve um desempenho bom na fase de grupos, empatando em 0-0 com o Iraque e África do Sul. Porém, a vitória de 4-0 sobre a Dinamarca garantiu a classificação da canarinho, com o Brasil ficando em primeiro lugar do grupo com 5 pontos. 

    Nas quartas, o Brasil enfrentaria a Colômbia, 2 anos depois das equipes se enfrentarem na Copa do Mundo, num jogo que foi marcado por polêmicas, como a entrada de Zuñiga em Neymar e toda a arbitragem envolvida naquele jogo. Voltando a 2016, após um jogo equilibrado, o Brasil conseguiu se classificar para as semis, com a ajuda de dois belos gols de Neymar e de Luan.

    Nas semifinais, o Brasil enfrentou Honduras e num jogo que teve o gol mais rápido da história das Olimpíadas (14 segundos), a seleção derrotou facilmente a equipe centro-americana por 6x0, passando para enfrentar a Alemanha no Maracanã.

    O Brasil tinha vantagem no jogo mas não conseguia fazer o gol, até Neymar bater uma falta espetacular que colocou o Brasil parcialmente na liderança do jogo. Após o gol, a Alemanha cresceu no jogo e conseguiu furar a defesa brasileira com Max Meyer. Mesmo com prorrogação, nenhuma das equipes conseguiu fazer o barbante balançar novamente, levando o jogo para os pênaltis. Após 8 cobranças convertidas, Weverton defendeu o pênalti de Petersen, abrindo caminho para Neymar converter o seu pênalti e trazer o ouro olímpico no futebol masculino pela primeira vez para a Canarinho.

    A busca pelo doblete olímpico começa dia 22 de julho e termina dia 7 de agosto com a final do torneio. Para chegar até lá, o Brasil precisa se classificar em uma das duas vagas no grupo D, que contém a Arábia Saudita, Costa do Marfim e... a vice-campeã em 2016, Alemanha.


Meros Boleiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem